Saúde & Boa Forma

O poder do grão de aveia

A aveia, pertencente à família do trigo. É um cereal vasto em qualidade nutritiva: ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, fibras (solúveis e insolúveis), manganês, vitaminas e proteínas.
Atualmente, ela está em evidência pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel (Betaglucano), que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados, melhora da pressão e circulação sangüíneas e atua no controle da glicemia (açúcar no sangue).

Ao entrarem em contato com a água, as fibras formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso e, com isso, ocorre uma menor absorção de substâncias presentes neste bolo, como glicose e colesterol, devido a uma menor ação de enzimas digestivas.
Em 1997, o FDA, comprovou que o consumo regular de aveia ajuda a prevenir doenças cardíacas e o câncer.
No caso de problemas gastrointestinais, deve-se ingerir o farelo, rico em fibras insolúveis.

Quem deseja emagrecer tem na aveia uma aliada! A grande quantidade de fibras dá sensação de saciedade mais rápida e faz comer menos. Além disso, o Betaclucano retarda o esvaziamento gástrico, o que também tráz a saciedade como resultado.
O consumo recomendado de fibras totais (entre solúveis e insolúveis) é de 20 a 30 gramas por dia, o que comumente não é feito pela população em geral. Mas, com uma colher de sopa cheia (20g) ou meio copo de aveia ingeridos (pode usá-la em vitaminas, cereais, mingau, leite, bolos e outros), aliada à outras fontes de fibras, como frutas, cereais integrais, hortaliças, leguminosas podem ajudar a alcançar o total de fibras desejado por dia.

Postar um comentário

0 Comentários