Saúde & Boa Forma

Quando o gatilho da fome são as emoções

As pessoas tendem a comer em excesso quando passam por oscilações emocionais as vezes uma simples briga com o namorado ou namorada é suficiente para a pessoa exagerar na alimentação.

Portanto o maior inimigo de uma dieta muitas vezes são as emoções e é comum depois se sentirem culpadas.
Segundo pesquizas mulheres são mais propensas a comer em excesso depois de um dia ruim do que os homens,os componente químicos responsáveis pela variação de humor são capazes de disparar o gatilho da fome, e emoções como insegurança,ansiedade e depressão podem provocar alterações no apetite,tanto para comer demais como para perder a fome.

Depois de um dia daqueles, a produçaõ de serotonina cai e esta é a substância que melhora o humor e promove energia e a disposição.
A queda deste neuro-transmissor causada por stress, cansaço, TPM, insônia e desinteresse sexual está relacionada a irritabilidade e ao aumento do apetite de forma mais intensa nas mulheres do que nos homens.
As mulheres produzem 25% menos serotonina do que os homens e portanto esta relação humor/apetite fica ainda mais comprometida diz Robert Posner,coautor do livro Stress Eater Diet (dieta para estressados)

Dicas para lidar com a fome provocada pela ansiedade.

-Identifique os gatilhos que disparam sua vontade de comer,conseguindo isto voCê tem mais controle e consegue reagir melhor e evita comer em excesso por qualquer oscilação emocional.
-Se geralmente esta fome se manifesta logo após algum problema ou epsódio que lhe estressou tente resistir nos primeiro 20 minutos tempo que leva para serotonina se normalizar e a urgência por carboidratos irá diminuir.
-Beba algum líquido,água ou mesmo chá apenas evite o café a não ser que seja descafeinado o café aumenta o stress e não seria de boa ajuda neste caso,mas outros liquidos é de boa ajuda para despistar a fome.
-Ria mais estudos mostram que o riso corta o stress lança endorfinas relacionadas ao bem estar e tambem acredite;queima calorias.
-Reflita sobre sua fome pergunte para si mesmo: Eus estou com fome ? se a resposta for não mesmo apesar de sentir o contrário,reaja e tome medidas.
Porque muitas vezes você acabou de comer como pode estar com fome ?
-Verifique tambem se está comendo rápido demais o stress faz a pessoa comer rápido e ainda sentir fome,mastigue bem os alimentos.

Postar um comentário

0 Comentários