Saúde & Boa Forma

Colesterol inimigo invisível

O colesterol é um tipo de lipídio ou gordura produzido em nosso organismo e existe o bom e o mau colesterol.

LDL colesterol: conhecido como "ruim" se deposita nas artérias e pode provocar o seu entupimento, levando a pessoa até a um AVC, acidente vascular cerebral ou infarte.


Já o HDL colesterol: conhecido como "bom", remove o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.
Um dos motivos para o aumento do colesterol ruim é uma dieta errada,a gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta o colesterol no organismo e está presente, principalmente, em alimentos de origem animal e nas gorduras chamada trans.


Por isto a maioria dos produtos vendidos agora vem especificando "sem gorduras trans" este tipo de gordura estava presente na maioria dos alimentos industrializados, e agora começa a diminuir,
porque o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares.




Mas nossa limentação diária pode aumentar o colesterol ruim,dietas rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos,leite não desnatado e ovos,carne vermelha,margarinas e manteiga.
Há alguns alimentos que ajudam a reduzir o colestreol ruim, alimentos como, aipo, ameixa preta, mamão, amora, azeite de oliva, abacate, farelo de aveia e outros.



Além disto  procurar não levar uma vida sedentária, sem uso de drogas como cigarros ajuda muito, apesar de que o colesterol atinge pessoas magras ela está muito presente em pessoas obesas e acima do peso, praticar uma atividade física não diminui o colesterol mas  ajuda diminuir tensões e evitar riscos de problemas agravantes.

Postar um comentário

0 Comentários