Saúde & Boa Forma

Novo bloqueador solar fator 100

Novo protetor solar O Photoprot,é o mais novo protetor solar que resolverá de forma mais eficaz o problema de exposição ao sol com muito mais proteção.


Photoprot é um bloqueador solar fator 100, desenvolvido em parceria entre a UFRGS; Universidade Federal do Rio grande do Sul e a Biolab, indústria farmacêutica brasileira.
A preocupação é combater tipos de câncer e tumores malignos devido ao alto nível de radiação uva e uvb atual,Estimativas do Instituto Nacional do Câncer preveem 17.780 novos casos para este ano no país, que apresenta 50% da população com pele clara. Na Região Sul, esse número poderá chegar a 82%.
A elevada ocorrência da doença também se deve ao fato de que o Brasil encontra-se em uma região de alta incidência de raios ultravioletas – o risco varia de muito alto a intenso, conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Nessas áreas, há a necessidade da adoção de rigorosas medidas para proteger quem se expõe ao sol.

100 vezes mais proteção – “Com o bloqueador solar fator 100, a pessoa está 100 vezes mais protegida do que se ela estivesse sem o fotoprotetor.” A afirmação é da professora de Farmácia da Universidade e uma das coordenadoras do projeto que deu origem ao Photoprot, Sílvia Guterres.

A tecnologia do produto são Pequeníssimas partículas capazes de grandes coisas. Esse é o princípio da nanotecnologia, usada no desenvolvimento do Photoprot.

foram utilizadas nanopartículas de 240 nanômetros cada. O escudo de proteção do Photoprot depende justamente dessas partículas, pois elas apresentam propriedades químicas únicas e seu tamanho e formato contribuem para a eficácia do produto sobre a pele. Professora de Química e uma das coordenadoras do projeto, Adriana Pohlmann explica que, pela sua dimensão, esses dispositivos nanométricos têm um efeito duplo. “A mesma estrutura propicia a reflexão e a absorção de luz, o que normalmente é feito com duas substâncias diferentes nos fotoprotetores”, A maior resistência à água é uma das vantagens do produto, conforme as pesquisadoras.

Postar um comentário

1 Comentários