Saúde & Boa Forma

A guerra contra a calvície

A perda de cabelos pode ter sérias conseqüências emocionais, tanto para homens como para mulheres,a perda de cabelos,ou alopecia, é conseqüência de alterações no folículo piloso.
Se as alterações forem transitórias e não destrutivas da raiz capilar, ocorre um novo crescimento. Se as alterações provocam destruição da raiz capilar, resultam na formação de escaras (feridas), ou atrofia, produzindo alopecia permanente
A perda diária de cabelos é variável, e é até normal perder fios de cabelos,Nossos cabelos estão constantemente caindo e sendo repostos.
A calvície acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios de cabelo.
A calvície também ocorre em mulheres, porém, ao contrário dos homens nos quais a esmagadora maioria dos casos é decorrente da genética ou hormônios, no sexo feminino as causas são mais complexas.
A causa principal para a queda de cabelo é genética, também conhecida como androgenia. Por volta de 50% das pessoas que têm pais calvos desenvolvem a calvície. Um fator importante para ocasionar a queda de cabelos é a grande quantidade do hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT) no folículo cabeludo.

As causas de queda capilar mais comuns, principalmente nas mulheres são:

-Alterações hormonais após o parto, ou após terem deixado de tomar a pílula anticoncepcional, ou após a menopausa;
- Uso de medicamentos do tipo ministrado a doentes com câncer;
-Penteados que deixem os cabelos muito apertados e massagens e escovações repetidas e muito vigorosas;
-Estresse emocional, que pode gerar cabelos fracos e sem vida, além de uma perda súbita, temporária e desigual dos mesmos;
-Alimentação inadequada, falta de vitaminas e desequilíbrios nutricionais (de vitaminas e de minerais)

Os médicos receitam uma solução de minoxidil, que, quando esfregada diariamente no couro cabeludo, durante um mínimo de quatro meses, produz uma melhora temporária na calvície masculina. Mas ela volta a progredir quando se interrompe o tratamento. O minoxidil é menos apropriado para o tratamento da calvície feminina.


Os tratamentos para queda de cabelos com remédios incluem:

Propecia. É o único tratamento oral aprovado pelo FDA (orgão americano que regula a aprovação de medicamentos) para a perda de cabelo. Propecia age sobre o hormônio masculino Dihidrotestosterona (DHT), sendo indicado somente para homens.
Minoxidil. O minoxidil, líquido tópico comercializado no Brasil como Regaine, foi o primeiro medicamento aprovado pelo FDA para a perda do cabelo.
Mas alguns afirman que ser careca tem o seu charme principalmente se a pessoa já é bonita, e hoje em dia não são apenas homens, não. Há um bom número de mulheres que apostam no charme de uma cabeça lustrosa. E eles já descobriram isso e se animaram ao perceber que o problema pode não ser tão aterrorizante quanto parece.

Postar um comentário

0 Comentários