Saúde & Boa Forma

Dietas milagrosas funcionam ?

As dietas não balanceadas e que se baseiam-se em um número muito pequeno de alimentos,podem causar deficiências de nutrientes. A dieta que restringe a alimentação a só 2 alimentos é um exemplo disto.

Há algum tempo se ouviu falar de uma dieta chamada dieta da clara do ovo, que muita gente resolveu fazer, independente de se ter resultado ou não estas dietas são muito perigosas.



As dietas da moda são muitos procuradas por quem quer emagrecer,principalmente as que proporcionariam emagrecimento rápido e milagroso. Porém, é preciso saber que a maioria destas dietas da moda,são desaprovadas pelos nutricionistas.
Recomenda-se perder no máximo 2 quilos por semana. O emagrecimento a curto prazo que seria proporcionado pela dieta da clara do ovo também pode ser ilusório, pois a pessoa a segue por pouco tempo e tente a recuperar o peso perdido. Esse é o conhecido efeito sanfona. Para um emagrecimento saudável e duradouro a pessoa deve ter uma dieta variada e equilibrada, além de praticar exercícios físicos regularmente.


Os ovos são ótima fonte de proteínas e fornecem vitaminas E, B, ferro e outros minerais. É sabido que ovos contêm muito colesterol, em torno de 200 mg, enquanto o recomendado é ingestão de até 300 mg de colesterol por dia. Entretanto, toda a gordura do ovo está na gema.
A clara do ovo contém, aproximadamente, cerca de 9,7 a 12% de proteína [15, 20] e pode ser considerada um sistema constituído de numerosas proteínas globulares numa solução aquosa.
A Albumina é a proteína da clara do ovo, e já vem sendo utilizada por muitos anos por atletas de elite, praticantes de musculação e fisiculturismo, por ser uma proteína de alta qualidade.
Atletas utilizam grandes quantidades desta proteína através do consumo de ovos, alguns insistem em consumir a claro do ovo crua.
Só que a clara do ovo pode fazer mal a saúde, se consumida desta maneira, por possuir eventualmente bactérias, Outro problema de consumir albumina através da clara do ovo crua, é que desta maneira, outros nutrientes do alimento inibem a absorção de uma vitamina do complexo B, a biotina, umas das substâncias responsáveis por fornecer energia ao organismo. Por este motivo, o consumo de ovos crus foi sendo substituído por suplementos a base de albumina, bem mais concentrados e sem nenhum risco a saúde
Três claras de ovos fornecem em torno de 55 calorias. Apesar de todos esses aspectos positivos dos ovos, o recomendado é que a pessoa tenha uma dieta variada sem se restringir a um único tipo de alimento.

Postar um comentário

0 Comentários