Saúde & Boa Forma

Aquecimento global

Não é simplesmente por acaso que derrepente todo este assunto sobre aquecimento global se tornou tão repetitivo e de tão grande impacto.
É tão sério este assunto porque ele pode até mesmo significar o fim da vida no planeta ou o surgimento de pragas muitos sérias que colocaria a vida de muitas espécies animais e vegetais em extinção gerando diversos efeitos em cadeias, destruindo ecos sistemas e causando diversos desenquilibrios ambientais e o surgimentos de novas doenças ou a disseminação das já existentes



Se a temperatura do planeta continuar subindo no ritmo atual e os países não caminharem com a mesma velocidade para prevenir a proliferação de epidemias O problema tem motivado estudos em todo o mundo, a maioria com modelos matemáticos, que mostram como as alterações climáticas podem aumentar a distribuição de doenças.

A temperatura mais alta, associada à maior umidade, como acontece nas florestas tropicais, aumenta muito o número dos animais que transmitem os microorganismos que causam as doenças. Quem já visitou a Amazônia (ou Ubatuba !) conhece a enorme quantidade e variedade de moscas, mosquitos, carrapatos, percevejos, piolhos e outros insetos, o que não se constata em climas mais temperados.

O Aedes egypti, o mosquito que transmite o dengue, por exemplo sobrevive apenas em uma faixa que vai do sudeste do Brasil ao norte do México. Se a temperatura terrestre aumenta, o mosquito se espalha geograficamente para além dessa faixa, invadindo outras regiões onde ele nunca tinha sido observado

Entre os problemas listados estão a diminuição na disponibilidade de água potável, desastres naturais e aumento de problemas cardiovasculares e respiratórios decorrentes da maior intensidade e duração das ondas de calor. Mas a maior preocupação dos especialistas é a alteração na distribuição e freqüência de doenças tropicais transmitidas por insetos, especialmente a dengue e a malária.


sem falar que tem se intensificado diversos problemas climáticos, e as estações do ano já não são mais as mesmas, ninguem sabe mais dizer se no inverno vai fazer frio se no verão vai fazer calor, em algumas cidades arvores frutiferas estão deixando de dar fruto na sua época, a coisa está ficando séria de verdade.


Postar um comentário

0 Comentários